As olheiras são um problema que afeta tanto homens quanto as mulheres. Em algumas pessoas as olheiras aparecem somente quando passam uma noite mal dormida, mas em outras pessoas as olheiras fazem parte de sua expressão física, são pessoas que tem olheiras sempre. A boa notícia é que ninguém precisa ficar com olheiras pro resto das suas vidas, tentando disfarçá-las, já existe tratamentos que prometem minimizar e/ou eliminar as olheiras definitivamente.
Conhecendo um pouco mais sobre as olheiras
Olheiras são aquelas formações escuras que acontecem em volta dos olhos, especialmente nas pálpebras inferiores. Elas acontecem porque esta região é ricamente irrigada por micro vasos de sangue, e assim, quando esses vasos se dilatam por algum fator, acontece um inchaço no local em virtude do sangue que sai e se deposita próximo a derme, formando hemácias que passam por mudanças químicas com a deposição de pigmentos férricos que deixam a região com aquela cor marrom esmaecida, própria das olheiras. No entanto por fatores de ordem genética ou com o passar do tempo a pele tende a ficar mais flácida e os vasos sangüíneos com volume maior, o que pode intensificar a coloração das olheiras. Nesses casos só com tratamento é possível eliminar ou mesmo minimizar o efeito das olheiras na aparência.Tratamentos para acabar com as olheiras
Laser – O tratamento com raio laser é o mais indicado para eliminar ou diminuir consideravelmente as olheiras. O laser age diretamente na pigmentação da pele e no sistema vascular. De forma simplificada podemos dizer que a luz emitida fragmenta o pigmento, de forma que a pele local fica mais clara. O tratamento dura em média de 4 a 5 sessões com aplicação do raio laser, sendo necessário proteger os olhos para evitar que atinjam o globo ocular, o que pode ser perigoso. Depois das sessões a região pode apresentar vermelhidão e inchado por um período de até 4 dias, sendo importante evitar a exposição solar nesse período, para evitar que surjam manchas na pele.Cremes – Para quem não deseja fazer aplicação com raio laser uma boa opção são os cremes cosméticos próprios para combater as olheiras. Normalmente esses cremes fazem parte de um tratamento mais longo que atuam na drenagem da região, melhorando também a vaso dilatação venosa da região no entorno dos olhos. Esses cremes cosméticos normalmente têm em sua composição substâncias com bioflavanóides, como a escina, as benzopironas ou rutina, que são princípios ativos capazes de aumentar o tônus venoso e diminuir a dilatação dos vasos sanguineos, atuando diretamente na microcirculação do sangue. Os tratamentos com cremes que possuem esses princípios ativos também são eficazes, mas requerem disciplina e persistência, a pessoa tem que aplicar todos os dias por um determinado período de tempo até surgirem os primeiros sinais de melhora.
Outras opções contra as olheiras são o peeling e a Carboxiterapia, mas não há uma unanimidade a respeito da eficáia desses dois tratamentos para as olheiras.
0 comentários:
Postar um comentário