Uma alimentação saudável e equilibrada tem papel fundamental para a saúde como um todo e, sobretudo, para a pele. Muitas vezes, as pessoas atribuem problemas dermatológicos a agentes externos (clima e poluição) e internos (traumas e estresse). No entanto, a má alimentação também é um fator que influencia este quadro. Flávia Cyfer, nutricionista da Clínica e Spa Levitate, explica a relação da pele com a alimentação. Confira abaixo a primeira parte da entrevista.
Como é a relação entre alimentação e pele?
Pele saudável é reflexo de alimentação equilibrada. É verdade quando dizem que a beleza vem de dentro para fora. Uma alimentação pobre, com alto teor de refinados, açúcares, gorduras e aditivos levam o organismo a um estado inflamatório que se manifesta de várias formas e em vários locais, inclusive na pele, que se torna opaca, envelhecida, cheia de rugas ou acneica. Existem muitas pessoas que apresentam alergia alimentar tardia, uma reação pouco conhecida, onde o corpo não reconhece o a proteína do alimento consumido e a ataca. Como resultado, temos sintomas como olheiras, celulites e dermatites.
Quais são os alimentos que ajudam a pele a ficar mais bonita e resistente?
Alimentos com fibras que nutrem as bactérias intestinais boas, como alho, chicória, alcachofra e banana. Alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, vegetais, ervas e castanhas. As boas gorduras, presentes no abacate, linhaça, azeite e sementes (girassol, gergelim, etc.) são fundamentais para uma pele hidratada e jovem. Verduras e leguminosas também desempenham um papel muito importante: brócolis, couve flor, couve, repolho, mostarda, agrião, rúcula, alho poró, rabanete. Todos são desintoxicantes e varrem toxinas e radicais livres.
É verdade que os chás também ajudam a pele?
Os chás podem e devem ser incluídos: o chá verde tem muitos polifenóis que combatem radicais livres. O chá dente de leão é um poderoso desintoxicante e o chá de cavalinha é ótima fonte de silício para uma pele mais firme, sem rugas e celulite.
Que tipo de alimentos devemos evitar?
Carne vermelha, alimentos ricos em açúcares e carboidratos refinados, como pães brancos, arroz branco, biscoito, massas, pois são altamente inflamatórios. Alimentos que não sejam orgânicos, que contenham glúten, com alto teor de conservantes e aditivos em geral, bem como laticínios, que são altamente alergênicos e devem ser consumidos com cuidado.
Qual a sua dica para ter uma pele sempre bonita e saudável? Muita água, frutas, verduras, sementes, raízes, apenas carnes brancas e chás. Esse é o caminho para desintoxicar o organismo. A chave para a beleza e pele bonita é comer pouco, com qualidade e o mais natural possível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário